PROJECTO DE ARQUITECTURA

REGÊNCIA

EDUARDO SOUTO DE MOURA

Objectivos de Aprendizagem

A unidade curricular Projeto de Arquitetura, tem como objectivo fornecer aos alunos, uma maior amplitude operacional e critica na sua aptidão para o desenvolvimento de projetos de arquitetura.

Alargando significativamente o seu patamar de conhecimento e experiência neste ramo nuclear da disciplina, pretende-se aprofundar o nível de competência e acuidade no desenvolvimento de projetos de arquitetura, nas suas diversas componentes e nos seus múltiplos níveis de  complexidade.

 

Conteúdos Programáticos

Ao longo dos dois tempos de cada semestre, será elaborado um exercício de projeto de grande complexidade arquitectónica em contexto urbano Histórico e em transformação.

Serão abordados diversos programas (habitação, serviços, comércio, e programa cultural), e o exercício será elaborado em progressão e continuidade a que corresponderá a evolução das escalas operacionais de projeto e respectiva concretização formal e construtiva : escala 1:500, 1:200, 1:100, 1:50, 1:20.

 

Metodologia de Ensino e Avaliação

As aulas de projeto serão quinzenais, em regime de “Atelier” na presença continua dos dois assistentes da cadeira, complementadas pelas sessões de critica do Professor Regente da cadeira, e dos Professores Convidados no final de cada período.

Os Seminários e Aulas Magnas elaborados pelos Professores Convidados constituem um fundamental complemento teórico para a aprendizagem prática do projeto a decorrer e respectiva concepção critica do processo.

As aulas práticas de projeto integrarão também o apoio simultâneo da cadeira de Construção e Estruturas, pela presença simultânea dos respectivos docentes, a partir do 2º semestre.

A avaliação será continua e terá uma classificação de 0 a 20 valores.

Serão factores importantes para a avaliação:

A qualidade objectiva da solução de projeto atingida, quer do ponto de vista conceptual, quer do ponto de vista técnico e a respectiva correspondência e coerência.

O processo e método da sua elaboração.

A capacidade de síntese e o sentido critico da disciplina.

A assiduidade.