O Curso de Estudos Avançados em Projecto de Arquitectura da Faculdadade de Arquitectura da Universidade do Porto constitui uma iniciativa que visa abrir uma nova oportunidade de Formação Contínua no âmbito do domínio instrumental e metodológico do exercício do Projecto Arquitectónico e conhecimento nele implicados.
Os desafios contemporâneos colocados pela emergência de novas tecnologias e configurações instrumentais, as profundas transformações em curso nos processos de encomenda e agentes implicados, a par da indispensabilidade de se pensaram novas estratégias para a intervenção nos tecidos urbanos e seus patrimónios edificados, impõem a construção de novos olhares sobre o exercício conceptual do projecto e da Arquitectura.
O curso estrutura-se a partir de duas unidades curriculares - Projecto de Arquitectura e Construção e Estruturas - com as quais se articulam três outras que abordam âmbitos de formação teórica e histórica - História da Arquitectura, Teoria da Arquitectura Contemporânea, Urbanística. Um conjunto de outras três unidades curriculares - Desenho, Fotografia de Arquitectura e Cinema e Arquitectura - abordam aspectos conceptuais e instrumentais de processos de conceptualização e representação sob ópticas alargadas e transversais.
A realização de Seminários com a presença de personalidades com reconhecimento internacional marcará momentos de cada um dos semestres do curso.
Objetivos
O Curso tem como objectivos gerais dotar o candidato de:
a) Capacidade de compreensão sistemática nas áreas científicas, técnicas e metodológicas relevantes para a concepção e desenvolvimento de soluções projectuais de arquitectura;
b) Competências, aptidões e processos de investigação associados ao domínio dos processos e sistemas construtivos;
c) Capacidade para comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e racíocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas na área da construção da arquitectura e da sua importância na reabilitação urbana.
Competências Profissionais
a) Proporcionar formação especializada e capacidade de investigação na área da inventiva das soluções arquitectónicas e espaciais;
b) Dar resposta de qualidade às crescentes solicitações do mercado de trabalho no sentido da formação de técnicos particularmente
habilitados nesta área de crescente exigência na integração e coordenação de conhecimentos disciplinares diversos;
c) Proporcionar a multiplicação de oportunidades para uma relação mais estreita e profícua entre a Universidade e as instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas que, no exterior, têm por objectivo e missão intervir nesta área de problemas.