JOSÉ MARIA LOPES

José Maria da Silva Lopes nasceu em Mirandela no dia cinco de Setembro de 1962.

 

Em 1990 concluiu, na Faculdade Belas-Artes do Porto, a Licenciatura em Escultura.

 

Em 1990 foi distinguido com o Prémio de Escultura Montepio Geral

 

Em 2002, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, defendeu a Dissertação de Mestrado em Teorias da Arte, Claude de Laprade e o Túmulo da Vista Alegre.

 

Em 2009, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, prestou provas públicas de Doutoramento com a Tese subordinada ao tema O Desenho do Corpo em Portugal no Século XVIII - Os Actos do Desenho / O Desenho dos Actos.

 

Ingressou na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2000, como Assistente Convidado, tendo passado à categoria de Assistente, em 2002, por conclusão dos estudos de Mestrado.

Em 2009 inicia funções como Professor Auxiliar.

 

Desde 2008 que é Regente da Unidade Curricular Desenho I, na FAUP.

 

Desde 2013 que é docente colaborador do Plano Doutoral em Design (Universidade do Porto em parceria com UPTEC/ID+/Universidade de Aveiro).

 

É membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação em Arte e Design da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, desde 2011.

 

É membro da Comissão científica e editorial do Atlas & Vocabulário do Desenho, Núcleo de Investigação de Desenho (ND), Instituto de Investigação em Arte, Design & Sociedade (I2ADS), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2011.

 

É membro Colaborador do projecto de investigação Arquitectura, Desenho e Representação: Metodologias de Desenho no Ensino de Projecto. Acordo de Cooperação Internacional entre o Instituto de Arquitectura e Urbanismo de São Paulo e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.