FOTOGRAFIA DE ARQUITECTURA
REGÊNCIA
SÈRGIO MAH
Objectivos de aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo principal proporcionar um campo de reflexão sobre as características e as conexões funcionais, estéticas e conceptuais entre fotografia e a arquitectura. O programa visa identificar e analisar as condições, os temas e as questões significantes, como também as tendências e os géneros visuais que contribuíram para distinguir um território peculiar para a fotografia de arquitectura. Deste modo, pretende-se que o aluno aprofunde a compreensão e o sentido crítico de uma vertente fundamental da prática e do estudo da arquitectura.
Conteúdos programáticos
Tendo como pano de fundo a história da fotografia e a história da arquitectura, ao longo das aulas serão apresentados e discutidos autores e trabalhos exemplares do regime duplo da fotografia de arquitectura: de um lado, a fotografia como ferramenta e meio de representação e comunicação da prática da arquitectura; do outro lado, a arquitectura como tema privilegiado da fotografia moderna e contemporânea, nomeadamente da fotografia artística. Documentação e objectividade, atenção histórica e atenção fenomenológica, factualidade e ficcionalidade, figuração e abstracção, imagicidade e fisicalidade serão alguns dos tópicos a analisar.
Metodologias de Ensino
A primeira parte das aulas consistirá em sessões teóricas destinadas a expor, relacionar e analisar os vários casos e temas que integram os conteúdos programáticos da disciplina. A segunda parte das aulas será dedicada à discussão e orientação de trabalhos individuais, relativamente aos quais, os alunos poderão optar entre uma vertente teórica e uma teórico-prática. Os trabalhos deverão incidir sobre temas abordados nas aulas.
A avaliação será contínua e terá como resultado final uma classificação de 0 a 20 valores. Critérios da avaliação: assiduidade; participação nas discussões e análises desenvolvidas nas aulas; o processo, a metodologia e a qualidade objectiva do trabalho individual realizado.
Bibliografia
AAVV, Spectacular city: photographing the future, Roterdão, Nai, 2007
AAVV, (1961), Arquitectura Popular em Portugal, Sindicato Nacional dos Arquitectos / Associação dos Arquitectos Portugueses / Ordem dos Arquitectos, 1980/1988/2004
Batchen, Geoffrey, Burning with desire, Cambridge, MIT Press, 1999
Chevrier, Jean-François, Des territoires, Paris, L’Arachnéen, 2011
Crary, Jonathan, Suspensions of perceptions: Attention, spectacle, and Modern Culture, Cambridge, MIT Press, 1999
Damisch, Hubert, La dénivelée. À l’epreuve de la photographie, Paris, Seuil, 2001
Dean, Tacita e Millar, Jeremmy, Place, Londres, Thames & Hudson, 2005
Dubois, Philippe, (1982), O acto fotográfico, Lisboa, Veja, 1992
Elwall, Robert, Building With Light, The International History of Architectural Photography, Londres, Merrel, 2004
Frizot, Michel, Nouvelle histoire de la Photographie, Paris, Larousse, 2001
Krauss, Rosalind, (1990), O fotográfico, Barcelona, Gustavo Gili, 2002
Lugon, Olivier, Le style documentaire, Paris, Macula, 2004
Roberts, John, The Art of Interruption, Manchester, MUP, 1998
Schaeffer, Jean_Marie, L’image précaire. Du dispositif photographique, Paris, Seuil, 1987