ALEXANDRE ALVES COSTA
Nasce a 2 de Fevereiro de 1939 na cidade do Porto.
Estágio no Laboratório de Engenharia Civil com Nuno Portas.
Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966.
Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Lecionou naquela Faculdade e no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra as disciplinas de Projecto II e História da Arquitectura Portuguesa.
Foi Director do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.
Abordando temas relacionados com o ensino ou de crítica e história da arquitectura, tem participado em cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Itália, França, Holanda, Marrocos, Canadá, Angola, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Belém), Macau, Peru ou Panamá.
Orienta “workshops” na área do projecto de arquitectura e desenho urbano, na Universidade de Coimbra, Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade de São Paulo, Colégio dos Arquitectos de Málaga e Ordem dos Arquitectos.
Tem bibliografia publicada, sobretudo em revistas da especialidade portuguesas e estrangeiras, parcialmente recolhida em três volumes:
Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007;
Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitectos, Lisboa, 2005;
Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007.
Membro do Conselho Editorial do "Boletim" da Universidade do Porto, da Revista "Monumentos" iniciada na Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e agora IRUH e do "Jornal dos Arquitectos" (n.º 195 a 217 e do nº 233 a 245) da Ordem dos Arquitectos.
Exerce a profissão liberal, em co-autoria com Sérgio Fernandez, desde 1970, com obra construída, quase totalmente publicada.