ARQUITECTURA DAS CIDADES

REGÊNCIA

NUNO GRANDE

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
A unidade curricular “Arquitectura das Cidades” tem por objectivo desenvolver a aptidão dos alunos para compreender e interpretar a evolução do fenómeno urbano, por via do cruzamento crítico de diversos saberes, e, especialmente, da intersecção entre as culturas arquitectónica e urbanística.

Pretende-se:

1. Estabelecer uma leitura diacrónica da evolução das cidades, no que respeita ao seu projecto e (infra)estruturação;

2. Perceber, numa leitura sincrónica, as grandes “arquitecturas urbanas” geradas em diversas épocas da História;

3. Identificar as principais invariantes conceptuais, estruturais e simbólicas do “pensar cidade” e do “fazer cidade”, estabelecidas pelo cruzamento entre essas leituras diacrónicas e sincrónicas;

4. Incentivar a reflexão e o espírito crítico sobre os tópicos colocados para além da informação dada;

5. Fortalecer o desenvolvimento de um pensamento relacional, que confronte e estabeleça pontes entre diversos tempos e modos da evolução da cidade.

 

Conteúdos programáticos:
Ao longo do semestre, serão abordadas temáticas que cruzam vários tempos e formas da cidade. Procuraremos, assim, definir o que conforma a Arquitectura:

1) Da Cidade Ideal

2) Da Cidade Barroca

3) Da Cidade Iluminista

4) Da Cidade Industrial

5) Da Cidade Pré-funcionalista

6) Da Cidade Radiosa

7) Da Cidade Informal

8) Da Cidade Pop

9) Da Cidade Análoga

10) Da Cidade Genérica

Estas temáticas, já introduzidas ou abordadas por outros autores, serão aqui retratadas numa perspectiva estrutural, espacial e simbólica, evidenciando como aqueles diversos estratos se conjugam e “sedimentam” no “palimpsesto” ou, numa perspectiva mais multi-dimensional, no “hipertexto” que conforma a cidade contemporânea.

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Esta unidade curricular procura abordar, de forma inter-relacionada, as seguintes temáticas pertinentes à aquisição de metodologias de investigação na Cultura Arquitectónica e Urbana:

a) Tipologia, Localização, Técnicas de Acesso e de Pesquisa de fontes documentais orientadas para a Arquitectura e o Urbanismo;

b) Enquadramento epistemológico: natureza e âmbito do objecto de estudo (do edifício ao território), sua identificação, delimitação e inquirição;

c) Organização de um Trabalho de Síntese individual relacionado com a investigação em curso para a Dissertação de Doutoramento;

d) O método científico em Arquitectura e Urbanismo. Metodologias de registo e observação dos fenómenos arquitectónicos e urbanos, nas suas relações com as estruturas do poder político, cultural e económico;

e) Planeamento e delimitação da investigação: metodologias quantitativas e qualitativas em ciências humanas. Recolha e sistematização de dados. Tratamento e interpretação dos resultados.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):
As aulas teóricas decorrem de forma essencialmente expositiva e utilizam-se os meios didácticos disponíveis na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto que se adequam à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens.

As aulas servirão para expor, relacionar e avaliar, de forma ponderada, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados em termos das metodologias utilizadas.

A avaliação incide sobre a elaboração de um Trabalho de Síntese individual com o objectivo de apresentar um pensamento estruturado sobre a(s) temática(s) desenvolvidas(s) e que apresente as seguintes valências:

a) trabalho laboratorial ou de campo (20%);

b) resolução de problemas (20%);

c) capacidade de síntese (20%);

d) capacidade de investigação (40%).

 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
O cruzamento das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular solicita o desenvolvimento das seguintes competências, que são desenvolvidas com a realização de exercícios programados no âmbito da investigação em Arquitectura e Urbanismo:

a) Instrumentais: fontes documentais; metodologia e instrumentos de trabalho; regras e modelos em arquitectura e urbanismo; tratamento, sistematização, arquivo e consulta de informação;

b) Pessoais: competência em raciocínio crítico pela participação em grupos de discussão;

c) Sistémicas: competência em aprendizagem autónoma e na capacidade de investigar pelo desenvolvimento de Trabalho de Síntese individual sobre os tópicos apresentados e desenvolvidos.

 

Bibliografia de consulta/existência obrigatória:
Ascher, François; Novos princípios do urbanismo. ISBN: 978-972-24-1670-2

Ascher, François; Metapolis. ISBN: 972-8027-88-3

Corboz André; Le territoire comme palimpseste. ISBN: 2-910735-36-2

Hall, Peter; Cities in civilization. ISBN: 0 75382 815 3

Kostof, Spiro; The city shaped. ISBN: 0-500-34118-4

Kostof, Spiro; The city assembled. ISBN: 0-500-34124-9

Koolhaas, Rem; Delirious New York. ISBN: 88-435-6230-4

Le Corbusier; Urbanisme. ISBN: 2-7003-0310-5

Le Goff, Jacques; Pour l´amour des viles. ISBN: 2-909317-45-5

Morris, A. E. J.; História de la forma urbana. ISBN: 84-252-1181-6

Portas, Nuno; Domingues, Álvaro; Cabral, João, Políticas urbanas. ISBN: 972-31-1061-X

Portas, Nuno, Domingues, Álvaro; Cabral, João, Políticas urbanas II. ISBN: 978-972-31-1382-2

Rossi, Aldo; La arquitectura de la ciudad. ISBN: 84-252-1606-0

Sica, Paolo de; História del urbanismo. ISBN: 84-7088-261-9

Solá-Morales i Rubió, Manuel de; Las formas de crecimiento urbano. ISBN: 84-8301-197-2

Solà-Morales, Ignasi; Presente y Futuros. ISBN: 89-89698-03-4