TEORIA DA ARQUITECTURA CONTEMPORÂNEA

REGÊNCIA

CARLOS MACHADO

A. Conteúdos programáticos

A unidade curricular de Teoria da Arquitectura Contemporânea discorrerá sobre seis temas directamente relacionados com a prática do projecto: monotonia e repetição; racionalismo e funcionalismo; forma e estrutura; fragmento e compacidade; vernacular; abstracção. A exposição oral abordará um conjunto de projectos e obras, escolhidos em função do tema de cada uma das aulas.

 

Estrutura programática

1. Monotonia e repetição

2. Racionalismo e funcionalismo

3. Forma e estrutura

4. Fragmento e compacidade

5. Vernacular

6. Abstracção

 

B. Bibliografia Principal

1. Monotonia e repetição: textos

1) Le Corbusier, “Maisons en série”, Vers une Architecture, Paris, Flammarion, 1995 (1.ª ed. 1923);

2) Giorgio Grassi, “La relación análisis-proyecto” (1970), La arquitectura como oficio y otros escritos, Barcelona, Gustavo Gili, 1.ª ed. 1980;

3) Álvaro Siza, “Navegando através do híbrido das cidades”, Imaginar a Evidência, Lisboa, Edições 70, 2000;

4) Álvaro Siza, “Notas sobre o trabalho em Évora”, Arquitectura nº 132, Março de 1979;

5) Álvaro Siza, “E vice-versa”, Des mots de rien du tout, Palavras sem importância, recol. e trad. Dominique Machabert, ed. bilingue, Saint-Étienne, Publications de l'Université de Saint-Étienne, 2002.

 

2. Racionalismo e funcionalismo: textos

1) Giorgio Grassi, “Architettura e racionalismo” (1970) in Giorgio Grassi, Scritti Scelti, 1965-1999, Milano, Franco Angeli, 2000;

2) Adolf Behne, 1923, La construcción funcional moderna (excerto). Barcelona: Ediciones del Serbal, 1994 (1ª ed. 1923);

3) Aldo Rossi, “Introducción” (introdução ao livro Arquitectura Racional preparado por ocasião da XV Trienal de Milão, 1973) in Enzio Bonfanti, Rosaldo Bonicalzi, Aldo Rossi, Massimo Scolari, Daniele Vitale, Arquitectura Racional, Madrid, Alianza Forma, 1987.

 

3. Forma e estrutura: textos

1) Mies van der Rohe, “Conferencia en Chicago” (Manuscript of an important address Mies gave here in German, s. d.), Fritz Neumeyer, Mies van der Rohe, La palabra sin artificio, reflexiones sobre arquitectura, 1922/1968;

2) Ludwig Hilberseimer, capítulo “Arquitectura de la Gran Ciudad”, La Arquitectura de la Gran Ciudad, Barcelona, Gustavo Gili, 1979 (Grosstadt Architektur, Stuttgart,  1ª ed. 1927);

3) Auguste Choisy, Histoire de l'architecture, (excerto), Genéve, Slatkine reprints, 1987 (1.ª ed. 1899);

4) Eugène Viollet-le-Duc, Entretiens sur l´architecture (excerto), Bruxelles, Pierre Mardaga, 1986 (1.ª ed. 1863–72);

5) Eduardo Souto de Moura, "A Ambição à Obra Anónima, numa conversa com Eduardo Souto de Moura", entrevista por Paulo Pais, Eduardo Souto de Moura, ed. Luiz Trigueiros, Lisboa, Blau, 1994.

4. Fragmento e compacidade: textos

1) Rafael Moneo, “Paradigmas Fin de Siglo, End of the Century Paradigms: fragmentación y compacidade en la arquitectura reciente, fragmentation and compacity in recente architecture” in Revista El Croquis, n.ª 98, Madrid, El Croquis Editorial;

2) Álvaro Siza, “Salvando las turbulencias: entrevista con Álvaro Siza” (entrevista por Alejandro Zaera) in El Croquis n.º 68-69, Madrid, El Croquis Editorial;

3) Álvaro Siza, “Una Conversación [con Álvaro Siza]” (entrevista por William J.R. Curtis) in El Croquis n.º 95, Madrid, El Croquis Editorial;

4), Eduardo Souto de Moura, “Entrevista a Eduardo Souto de Moura” (Eduardo Souto de Moura entrevistado por Xavier Güell), 2G Revista Internacional de Arquitectura, Eduardo Souto de Moura, Obra reciente, Barcelona, Editorial Gustavo Gili, n.º 5, 1998.

 

5. Vernacular: textos

1) Adolf Loos,  “Arquitectura” (“Architektur“, 1910);

2) Adolf Loos, “El Arte Popular” (“Heimat Kunst“, 1914), Ornamento y delito y otros escritos, Barcelona, Gustavo Gili, 2ª ed. 1980;

3) Fernando Távora, “O Problema da Casa Portuguesa”, Semanário Alèo, Boletim das Edições Gama (dir. Fernando Amado) # 5, série IV, ano IV, Lisboa, Campos e Sousa, 10 de Novembro de 1945, Lisboa, Cadernos de Arquitectura #1, 1947; reeditado em, Luiz Trigueiros (coord.), Fernando Távora, Lisboa, Ed. BLAU, 1993;

4) Giorgio Grassi, “Nota sobre la arquitectura rural” (1977), La arquitectura como oficio y otros escritos, Barcelona, Gustavo Gili, 1ª ed. 1980.

 

6. Abstracção: textos

1) Jacques Herzog, “La geometría oculta de la naturaleza, The hidden geometry of nature” in Quaderns d'arquitectura i urbanisme 181-182. Barcelona, 1989;

2) Carlos Martí Arís, “Tipo arquitectónico. Una definición” in Cabos sueltos, Madrid, Lampreave, 2012; 3) DPA 16, Abstracción (excertos), Barcelona, Ediciones UPC, 2000.

 

C. Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída)

As aulas são de exposição oral e discorrerão sobre obras, projectos e textos previamente escolhidos. Com base numa obra e em alguns textos considerados relevantes, constantes da  bibliografia da unidade curricular, cada estudante desenvolverá um pequeno ensaio com um máximo de 8000 caracteres (sem espaços) no qual procurará estabelecer relações significativas entre a obra de arquitectura e os textos escolhidos, abordando um dos temas das seis aulas teóricas.