RUI FURTADO

Rui Furtado nasceu em 1959 no Porto.

Licencia-se em 1992 em Engenharia Civil – Opção de Estruturas – na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

É Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, tendo-lhe sido atribuída a categoria de Especialista de Estruturas.

Pertenceu à Direcção da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores entre os anos de 2001 e 2006.

Foi Responsável pela Cadeira “Analysis of Structures” do Curso de Arquitectura da University of Joseph em Macau no ano de 2012 e pertence ao Corpo Docente do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusófona do Porto, sendo responsável pelas cadeiras de Estruturas.

 

Dirige a afaconsult – Empresa de Projectos Multi-Disciplinares, onde promove a prática de uma filosofia de projecto integrado como forma de melhorar o resultado final – O Edifício.

 

Na sua actividade profissional interessa-se pela integração da Estrutura como potencializadora do resultado Arquitectónico dos Edifícios. A leveza dos edifícios e a racionalidade da sua construção tem sido os principais objectivos dos projectos que tem desenvolvido nos últimos anos.

Ao longo dos mais de 30 anos de profissão participou e liderou inúmeros projectos de estruturas multi-disciplinares de que se destacam o Estádio Municipal de Braga, a Casa da Música no Porto, o Museu dos Coches em Lisboa, A Casa das Histórias em Cascais, a Sede da Vodafone em Lisboa, o Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2008, o Pavilhão de Portugal na Expo Hannover 2000 ou o Teatro Thalia em Lisboa.

 

Dos projectos actualmente em curso sob a sua responsabilidade, referem-se as 2 Torres de 150m em Milão, 2 Torres de  80.000m² na China, o EDP Arts Center em Lisboa e a Sede da EDP em Lisboa (em construção), bem como O Museu de Arte Contemporânea da USP, a Estação Brasileira na Antártida ou o Instituto Tecnológico da Vale, em Belém do Pará.